Alessa no Anuário Kaza com Stemmer Rodrigues

A voz do design contemporâneo brasileiro carrega mensagens que seguem ecoando ideais modernistas. Linhas simples e sensuais, volumes generosos, ricas texturas naturais e a intenção da multiculturalidade presente em nossa identidade. Esta é a premissa do Apartamento Pequi, projeto da Stemmer Rodrigues no Edifício Poema: o diálogo entre as peças deveria, obrigatoriamente, falar português com nosso sotaque. 

 

 

No living, revestimento de teca cobre as paredes do hall e a lareira ganha painéis em cortén. O estar reúne as clássicas poltrona Anel de Fasanello e mesa Amorfa de Arthur Casas, ao lado de Guilherme Wentz com a poltrona Baixa e Luan Del Sávio com o sofá Deo. A mesa lateral Urbana, em mármore, é de Roberta Banqueri. Na parede, a tapeçaria em lã de Ines Schertel atrai o olhar.

O jantar reúne até dez pessoas ao redor da mesa Abaporú, de Lucas Takaoka, com a premiada cadeira Emi e o banco Thae de Del Savio. O tapete de algodão cru que permeia os espaços é tramado em tear manual e vem do interior mineiro e a luminária Dendê ao pé da mesa vem do sertão sergipano na obra da Fellicia, de Renata Piazzalunga. 

 

 

A ilha que demarca a cozinha americana é esculpida em corian branco e, sobre ela, uma generosa bancada em madeira rústica de pequi cria um espaço informal de refeições e bar em frente à adega. As banquetas Liv ebanizadas são de Del Sávio. A laca dos armários e os eletrodomésticos compartilham a tonalidade alva e prezam pelo minimalismo visual, com exceção do armário de temperos em madeira natural que deixa os utensílios à mão. 

Brasilidade e sossego são dispostos também na suíte com criteriosa curadoria. Os mais de 40m2 se dividem em dormitório, closet e dois banheiros. A cama Kiara em camurça, do Studio Piu Mobile, é o ponto focal, ladeada por mesas de cabeceira Thae e luminárias da Wentz Design. O espaço de homeoffice traz a poltrona com pufe Tati, de Takaoka, além da escrivaninha Prya com cadeira Lark Office, ambos de Del Sávio. No closet, a cômoda Thae ganha versão ilha com gavetas para os dois lados, contornada por armários em laca branca que vão até o teto e bancada multi-serviço com penteadeira e gabinete. 

 

 

O quarto de visitas hospeda o sofá cama C121 assinado por Guilherme Wentz e também cumpre a função de escritório, com a escrivaninha Deska, de Del Sávio. Na parede, fotografias de Adriano Bassegio emprestam contemplação e contraste. 

Ao privilegiar texturas e elementos orgânicos, emolduradas por revestimentos e mobília em diferentes variedades de madeira natural, a paleta resultou em um retrato sutil das cores de nossa terra, do ocre ao terroso, do sul ao nordeste. O elenco que assina cada uma das peças de design, à sua maneira, reitera a força e o diálogo enraizado na cultura que somente o design brasileiro ostenta.