Ricardo Fasanello

Ricardo Fasanello nasceu em São Paulo em 1930 e faleceu no Rio de Janeiro em 1993. Começou a demonstrar seu talento desde cedo, projetando e construindo um veleiro aos 14 anos e, com 18 anos de idade, construindo pequenos lofts projetados por ele próprio. Liderando um grupo de artesãos e artistas, ele abriu seu próprio Atelier no Rio de Janeiro, no inspirador e boêmio bairro de Santa Teresa, iniciando assim sua carreira como designer de móveis. Sua curiosidade e uma mente engenhosa contribuíram para desenvolver suas habilidades pioneiras, fazendo do seu Atelier um verdadeiro laboratório de design.  Fardos foi seu primeiro sucesso internacional, composto por três enormes rolos cobertos de camurça e amarrados por tiras de couro. Essa peça foi apresentada na Equipment Exposition, primeiramente em Paris e mais tarde em Berlim, em 1971. A recompensa por seu trabalho corajoso e de vanguarda veio em 1975, quando Ricardo foi convidado a realizar a decoração do novo prédio de O Estado de São Paulo (Estadão), um dos maiores jornais do Brasil.  A icônica poltrona Esfera faz parte hoje do acervo do MoMaSF mas certamente sua peça mais emblemática é a poltrona Anel. Sua carreira curta porem fértil como designer foi marcada por uma produção ininterrupta e frenética, buscando a perfeição da forma e explorando o potencial de uma gama de materiais que incluem aço, fibra de vidro, couro e, especialmente, resina, com projetos e soluções técnicas muito à frente do seu tempo.

A funcionalidade e o uso de ferramentas artesanais na execução do design industrial são marcas registradas do mobiliário de Fasanello. Seu trabalho combina a inconfundível estética brasileira e uma sofisticação distanciada. O trabalho verdadeiramente criativo apresentado por seu Atelier reflete soluções que surgem no momento da produção de um móvel. O artista demonstra habilidade incomparável em harmonizar contrastes, buscando ao mesmo tempo em seu conhecimento técnico dos materiais para deles extrair os melhores resultados. Nos dias de hoje, quando o design moderno tende a tornar-se rapidamente obsoleto, Ricardo Fasanello permanece consistente e presente, resistindo à passagem do tempo.

Todas as peças são genuinamente produzidas no Atelier e identificadas com prova de autenticidade, garantindo a origem de cada peça que têm sido parte da história do design brasileiro nos últimos 5o anos.  Além disso o Atelier está pronto para servir os clientes que querem preservar suas peças de mobiliário genuínas, oferecendo manutenção para pequenos reparos ou mesmo reformas completas.