San German: corre serragem nas veias de um móvel com alma de madeira

 

Santa Helena/SC. 2.351 habitantes e uma cultura germânica perfeccionista presente na vida e no trabalho da comunidade. Este é o endereço da San German. Visitamos a fábrica para conferir de perto cada detalhe de produção das peças que completam o showroom.

Logo na chegada, um imponente manifesto de marca: O trabalho de design e produção atenciosa eterniza a árvore que por décadas vingou na natureza, enobrecendo-as como arte que passa de uma geração para a outra. É nisso que eles acreditam. Nós também. 

Toda matéria prima vem de manejo florestal sustentável em zonas certificadas no norte do país. As árvores selecionadas estão no fim de sua vida e sua remoção permite a renovação da floresta através do crescimento de novas espécies.

 

 

A grande qualidade de minerais no solo contribui com uma coloração homogênea dos jequitibás. A árvore tem madeira menos arenosa e mais resistente, garantindo melhor colagem e usinagem, além da resistência da peça final. Ela é naturalmente mais suave e sedosa ao toque, com tom rosado. 

Depois da seleção e corte da madeiras bruta, que descansa por meses em pátios controlados, praticamente toda a produção passa pela usinagem. Todos os estágios de produção são manuais: corte, montagem, acabamento, polimento.  O acabamento tecnológico completa o trabalho altamente artesanal.

A colagem com cavilha usa o sistema finger joint, posicionando a peça em seu lugar preciso. Isso garante maior área de contato com a cola e dobra a resistência e a durabilidade do material.

 

 

Lâminas importadas dos EUA revestem cada móvel com uma variedade ímpar de texturas. Jequitibá, nogueira, carvalho, ebanizado e albanizado: os veios naturais, a coloração e a orientação do desenho são minuciosamente posicionados para garantir o continuísmo da peça em sua totalidade.

As linhas de cada móvel nascem da habilidosa mão de designers renomados. Parcerias exclusivas desenham produtos únicos, com traços atemporais e grande apreço estético. 

Cada pessoa na fábrica da San German tem certeza que a madeira é viva. Ela seca, expande, envelhece e se comporta de forma orgânica. Compreender com precisão esse completamento assegura qualidade de ponta. 

Corre serragem nas veias de um móvel que tem alma de madeira.