Porcelana líquida de Heloisa Galvão

 

O barro arrancado do barranco num dia molhado. O cheiro do giz de cera que pinga queimado pela vela virando desenho. A textura da polpa do primeiro papel experimental. Conhecer as qualidades da matéria e entender o mundo inteiro através das coisas é a linguagem que Heloisa Galvão imprime em seu trabalho. 

Ela ganhou intimidade com a terra no estúdio em Vila Velha, Espírito Santo, criando potes, muitos potes – esse container mais simples e primitivo. Há 15 anos conheceu a porcelana, consolidando o diálogo com as coisas na mais absoluta potência de acontecimento. 

Durante o  mestrado em poéticas visuais na Escola de Comunicações e Artes – USP, desenvolveu uma porcelana translúcida que foi meio para a construção de um conjunto de obras que partem dessa matéria densa, resistente, que tende ao peso e explora seus limites, buscando leveza e quase imaterialidade.

Em 2011, de volta ao Brasil depois da imersão em cerâmica em Boston, desenvolveu a “série líquida”, movida outra vez pela busca de um novo suporte para a fotografia. A partir desse processo, passou a trabalhar com a porcelana líquida. Experimentando formas, desenvolvendo cores, refletindo sobre o vazio, leveza e peso, movimento e repouso, num observar constante da natureza e de seu devir. O trabalho formado a partir do comportamento da matéria e sua transitoriedade.

 

As peças são produzidas com porcelana líquida de altíssima qualidade e queimadas a 1260°C. São peças resistentes e podem ser usadas no dia a dia, incorporadas à rotina, trazendo cor, leveza e beleza à casa e suas práticas.

 

 

SÉRIE LAGOS

Como micro geografias flutuantes, se apropria da relação entre as cores em infinitas possibilidades de composições afetivas. Composta por pratos, bowls, copos, jarra e vaso nas tonalidades ash, oceano, terra rosa e planície.

 

SÉRIE MOLES

Pensada a partir do repouso da matéria na superfície, tem sua forma e cor desenhadas pela luz. Composta por vasos e bowls nas tonalidades off white, celadon, deserto, terracota, ash e coral.

 

SÉRIE LÍQUIDA

Singular, revela a natureza fluida da matéria e seus registros de construção. Composta por pratos, copos, bowls e vasos nas tonalidades terra rosa, terracota, ash, coral, lightgrey, off white, oceano, lago, celadon, concreto, lavander blue, rose, chamomile e caramelo. 

 

SÉRIE SÓLIDOS

Carrega em sua essência as formas de pedras naturais em um diálogo afinado entre leveza e peso. Composta por objetos e vasos nas tonalidades off white, velado, lago, concreto e ash

 

SÉRIE PRISMA

Construída a partir dos cristais de quartzo, com uma certa brutalidade própria dos materiais naturais, revela sua geometria ora ordenada, ora disruptiva. Composta por objetos e vasos nas tonalidades off white, velado, deserto e terra rosa.

 

 

Os cuidados devem ser os mesmos tomados com porcelana industrial ou vidro: cuidado com batidas ou queda.

Por serem produzidas com matéria prima de qualidade, pigmentadas na própria massa e queimadas em alta temperatura, as peças não apresentam problemas de soltar lascas ou descascar.Elas podem ser usadas em lava-louças tranquilamente. Não indicamos o uso em forno e microondas para evitar choque térmico. São adequadas para uso com alimentos, e os vasos próprios para uso direto com água, sendo perfeitamente impermeabilizados com a esmaltação interna.

As peças são esmaltadas apenas em seu interior e mantém na parte externa o toque e cor próprios da nossa porcelana líquida. Todas as peças podem ser lavadas com água, esponja e sabão. Caso apresentem alguma mancha decorrente do uso podem ser renovadas mergulhadas em uma solução de água e cloro e deixadas por 30min. Depois é só lavar normalmente.