Fellicia: design e inovação social para mudar o mundo

É possível mudar a vida de uma comunidade inteira através do design. Desde 2011, a arquiteta e empreendedora social Renata Piazzalunga transforma a visão sobre peças artesanais do sertão sergipano, agregando tecnologia, inovação e design em um projeto que já beneficia 150 famílias, tem pelo menos 500 produtos, conquistou reconhecimento do mercado internacional e apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.  Fellicia é o nome deste movimento. 

CLIQUE AQUI e conheça as peças disponíveis em nosso acervo. 

 

 

A receita do sucesso incluiu muita pesquisa: identificando fibras de grande durabilidade e identidade regional no interior do Sergipe, Renata aproximou a filosofia da economia criativa e renomados nomes do cenário nacional aos produtores locais, fomentando uma cadeia que promove a preservação cultural mas, também, produz peças de alto valor agregado cuja comercialização beneficia a própria comunidade. 

É do dendê, do ouricuri, da piaçaba e do junco que nascem luminárias com técnicas sofisticadas para enaltecer, sobretudo, o trabalho e a relação humana. Nas versões, piso, de mesa ou pendente, as peças exclusivas integram o acervo da Casa de Alessa e evocam a simplicidade e nobreza da produção brasileira. 

Os Irmãos Campana e Sergio Mattos têm suas próprias criações para a Fellicia. A série de luminárias Retratos Iluminados já deu a volta o mundo em museus e exposições na companhia dos Campana. Sérgio lançou, na última edição da Maison et Objet de Paris, a coleção de cerâmicas que explora o folclore nacional, com peças de barro tingidas no fogo em um processo totalmente natural, sustentável e sem pigmentação. 

 

 

Aprofundando o respeito e estimulando a admiração de peças cujo valor não se resume à funcionalidade, a Fellicia toca as pessoas compartilhando histórias e conectando pessoas. Essa é a força do design brasileiro. 

 

ORIGINE-SE

No barro, a habilidade e tradição dos oleiros sergipanos molda uma fauna domesticada pela arte da cerâmica. Vasos da coleção Origine-SE tomam emprestado o traço de animais que habitam o cotidiano do sertão real e imaginário: carcará, guiné, cachorro e mula sem cabeça. Inspirações do designer Sérgio Mattos em peças que exaltam o ofício ancestral e a identidade do lugar.

 

 

RETRATOS ILUMINADOS

O projeto que deu origem a Retratos Iluminados foi desenvolvido pelos irmãos Campana junto com 35 artesãs de Sergipe e Alagoas com bordado em ponto cruz e redendê, ambos usados tradicionalmente usamos pelas comunidades locais. Ele configura uma oportunidade para as artesãs conquistem toda a cadeia de produção dos bordados, com peças assinadas e destinadas a um seguimento de mercado que elas habitualmente não atingiriam.

 

 

A propósito: a sorridente mulher no meio da foto abaixo é a Felícia. É dela o nome que batiza o projeto e, muito além disso, é este sorriso simples, sincero e cheio de otimismo a mensagem que mais importa nas relações e mudanças que estimulamos.