Alva Design: o trânsito entre arte e memória

Alva é um escritório de design de mobiliário e objetos, formado pelos irmãos Susana Bastos, artista visual e estilista, e Marcelo Alvarenga, arquiteto. Os projetos são resultado do encontro desses dois olhares, o arquitetônico e o artístico, e, para além da racionalidade e funcionalidade, exploram o inusitado, os novos usos e uma expressiva materialidade. Apresenta um design contemporâneo, mas que transita entre o universo da memória e alguma possibilidade de futuro.

 

 

A PEDRA SABÃO

Proveniente de Minas Gerais, a pedra sabão é um material muito utilizado na região pelas suas características plásticas. Ela é, ao mesmo tempo, resistente e macia, podendo ser torneada para atingir uma ampla variedade de formas. Como é um material natural, cada peça apresenta características únicas, com veios e cores variadas que vão dos cinzas claros e médios, passando por tonalidades azuladas, até tons mais rosados.

 

 

3 PESOS, 3 MEDIDAS

Este conjunto de objetos feito em bronze fundido podem ser usados em estantes e mesas, em escritórios ou casas, como pesos sobre papéis ou apoio de livros. Como o próprio nome indica, são 3 modelos com pesos e medidas diferentes: quanto menor a alça, mais pesada a peça. Suas pequenas imperfeições nos fazem lembrar que são feitos artesanalmente em processos tradicionais de fundição.   Podem ter 3 acabamentos: oxidado preto, oxidado com as pontas polidas (douradas) e oxidado vermelho.

 

ABACATE

A coleção Abacate remete à fruta tão familiar a brasileiros e latinos. Sua beleza quando cortado ao meio, com sua semente única e esférica, separada da polpa por uma fina pele, faz dele um símbolo tropical, digno de inspiração para o design.

No universo dos objetos da ALVA, a polpa é pedra, a semente é madeira e o latão faz o endocarpo, aquela delicada camada que separa a polpa do caroço. Os objetos desta coleção se dividem em três conjuntos, cada um deles a partir de uma fração da fruta: 1/2, 1/3, 1/4 e 1/6. A parte do abacate em destaque é diferente em cada um deles.

 

AMORFOS

Transitando entre o objeto utilitário e o escultórico e explorando as possibilidades do material, a linha Amorfos propõe variações entre cheios e vazios, gerando a sensação de movimento.

 

BO

Os bancos Bo propõem uma mistura de despojamento e refinamento, misturando aspectos industriais e artesanais. São compostos por uma estrutura de tubo de metal e travamentos horizontais de madeira maciça. À esta estrutura soma-se um conjunto de tiras de couro com comprimentos variados, presas com esferas de latão natural, e almofadas delgadas de camurça compondo o assento. Na versão de 1 ou 3 lugares, o banco Bo tem em seu nome e em alguns detalhes referências tanto à Lina Bo Bardi como à Maria Bonita, importantes figuras femininas da cultura brasileira. 

 

BOLA SABÃO

Os potes Bola Sabão, desenvolvidos em parceria com a designer Tatiana Queiroz, combinam formas puras de pedra sabão com leves silhuetas de metal formando hastes, que podem ser de latão polido ou cobre oxidado.

 

BORBOLETA

Pousado na parede como uma borboleta, este cabideiro, além de sua delicada beleza, está sempre pronto para segurar roupas, bolsas e outros itens do nosso dia a dia. Utilizando madeiras nobres e latão torneados, é produzido em 3 tamanhos.

 

BROTA

A delicadeza de uma flor que brota em contraste com a solidez de uma pedra. Duas imagens que a princípio se contrapõem unidas num mesmo objeto. Com o apoio de um artesão habilidoso, os irmãos Susana Bastos e Marcelo Alvarenga criaram a série Brota, vasos com camadas sobrepostas ultrafinas torneadas na pedra sabão. São três modelos distintos sendo que em dois deles as camadas sobrepostas são compostas por vasos independentes, colocados um dentro do outro, dando a possibilidade de serem utilizados separadamente ou combinados entre si.

 

CONE

Esta linha é formada por 3 modelos de vasos cônicos apoiados sobre bases cilíndricas de madeira. Do mais alto com circunferência mais fechada ao mais baixo com circunferência mais aberta, as peças podem ser usadas como vasos de flores ou como fruteiras. Quando usados em conjunto ressalta-se a ideia do movimento gerado pelas diferentes proporções da pedra e as pequenas variações na altura da base de madeira.

 

DOBRA

A caixa Dobra evidencia o contraste entre dois materiais: a madeira e a camurça, utilizada como dobradiça. As caixas são confeccionadas com madeiras brasileiras de demolição.

 

EU, TU, ELE

A figura do palhaço, um personagem cômico mas também trágico, sempre foi objeto de admiração nas mais diversas sociedades. Além de fazer rir e chorar, os palhaços tinham também importante papel social, uma vez que a eles era permitido fazer críticas aos heróis (Grécia), à nobreza, à corte e ao próprio rei (Europa Medieval). Os palhaços exercem de alguma forma o papel de espelho da sociedade, e através de sua sátira podemos refletir sobre nossos papéis sociais e culturais.

Sua magia e dubiedade, além da bela imagem construída ao longo dos anos para representá-lo, foi a inspiração para a ALVA criar os palhaços Eu, Tu, Ele – uma edição limitada de peças feitas com pedra sabão, latão, resina e madeiras. Estes objetos representam de forma quase abstrata, a figura do palhaço. São 3 modelos, que se distinguem pela geometria e composição das madeiras que formam a gola, com tiragem de 9 peças de cada. A pedra que compõe a cabeça fica solta sobre um anel de latão e pode ser colocada deitada, reforçando ainda mais o aspecto melancólico que caracteriza a imagem do palhaço. 

Com estas peças a ALVA explora novamente o espaço existente entre o design e a arte, espaço este que engloba o universo dos toys, dos brinquedos colecionáveis, dos objetos não utilitários afetivos e simbólicos.

 

GUI

No imaginário dos brasileiros os tamboretes ocupam um lugar especial, pela sua praticidade, simplicidade e poesia. Na infância dos designers da ALVA eles estavam sempre presentes, pois tanto o avô como o pai, Gui, tinham o hobby de fabricá-los para uso da família. 

Os bancos Gui surgiram da vontade de desenhar uma linha inspirada neste universo mas com características contemporâneas. Seu desenho parte do tradicional trançado de tiras de couro, muito utilizado no mobiliário nacional, mas pensado de forma macro – um único cruzamento de 2 tiras largas de couro com 30cm cada. Este cruzamento gerou o formato e dimensões do banco individual, um módulo que se multiplica nas versões do banco duplo e coletivo. 

A estrutura é composta na parte superior por uma barra chata de aço (inox ou pintado) onde são parafusados os pés e travamentos feitos de madeira maciça torneada.  A escolha criteriosa das cores e suas combinações inusitadas complementam a imagem das peças.

 

ITÁ

A palavra “ita” na língua Tupi Guarani significa pedra. Composta por três vasos de pedra sabão adornados por peças de latão e madeira, esta linha remete aos povos originários das Américas. Mais do que simples adereços, esses elementos permitem o melhor manuseio das peças. Os desenhos e os materiais utilizados dão aos Itás uma aura de ancestralidade e primitivismo. A linha Itá mini é composta pelos mesmos modelos de vasos da linha Itá, em tamanho reduzido.

 

LEVA

A partir da linha V foi criada a linha Leva, formada por mesinhas de apoio e aparador. A estrutura de tubinho de ferro recebe as bandejas de chapa dobrada, ambas pintadas com pintura eletrostática.  Em 3 tamanhos e alturas diferentes, as mesas Leva são funcionais e flexíveis, pois associam o uso de bandeja e mesa em um mesmo móvel. A cartela de cores foi cuidadosamente elaborada para que tanto individualmente como em conjunto, a composição seja equilibrada, sem ser monótona.  Completando a linha, desenhamos o aparador Leva, que além das características já mencionadas, possui cestos de chapa perfurada que podem ser reposicionados na estrutura, criando usos e composições variadas.

 

LÍNGUA DE SOGRA

Inspirado no brinquedo de soprar das festas infantis que faz parte da memória de todo brasileiro, os penduradores Língua de Sogra parecem se desenrolar da parede. Feitos de metal fundido (bronze), podem ter acabamento polido (dourado) ou preto.

 

LUZ

Com desenho que faz contraponto entre horizontalidade e verticalidade, os castiçais e potes da linha Luz, feitos de pedra sabão, bronze fundido e madeira, carregam, como em outras peças da ALVA design, influências do desenho modernista e do barroco mineiro, intrínsecas à cultura brasileira.

 

MAIS

A linha Mais tem como característica principal os pés de madeira maciça com encaixes em forma de cruz. A partir deste desenho a composição se complementa com os travamentos horizontais, também de madeira maciça, e os planos dos tampos, que podem ser de MDF folheado de madeira natural, de vidro, de pedra, ou ainda mesclando os materiais.

Sob os tampos laterais da escrivaninha, que podem ser de MDF folheado de madeira natural ou fórmica, foram adicionados os volumes das gavetas e no tampo central a superfície de apoio dos braços de couro natural. O puxador das gavetas tem detalhe tipo meia-lua de latão.

Os elementos construtivos do móvel são realçados pelos seus diferentes materiais. O resultado deste conjunto evidencia o caráter geométrico da peça. A escrivaninha Mais pode ser feita em dimensões variadas. As mesas Mais também são feitas em dimensões variadas, quadradas ou retangulares, nas versões de jantar, centro e lateral.

 

PERFUMARIA

Nesta linha a ALVA explora novamente o potencial plástico da pedra sabão em conjunto com outros elementos. Na linha Perfumaria a pedra vem acompanhada de madeiras nobres (peroba rosa, braúna e roxinho), em formas e geometrias que remetem aos frascos de perfumes. A coleção é composta por três vasos diferentes. Cada vaso recebe duas tampas, uma de madeira torneada e uma de pedra. Estas, quando usadas ao lado dos vasos, criam composições escultóricas e lúdicas.

 

PUNK

Potes esféricos ou oblongos em pedra sabão que se abrem em duas partes. Os pegadores, em madeira natural e latão torneado, fazem alusão aos cabelos escultóricos dos punks.

 

TRÊS IRMÃS

Masha, Olga e Irina, as três irmãs da famosa peça de teatro escrita por Tchekhov, emprestam seus nomes a estes três vasos em pedra sabão. Suas silhuetas distintas, com seus delicados bicos, torneados com esmero e habilidade, extraem da feminilidade e delicadeza sua força estética.

 

VALQUIRIA

A linha V foi criada a partir de dobras em chapas metálicas, utilizadas aqui tanto para enrijecimento da peça como para soltá-la das superfícies de apoio. Com desenho simples e funcional e uma cartela de cores cuidadosamente elaborada, esta linha atende a quem procura bandejas leves e delicadas. Na bandeja Valquíria foram acrescentados às chapas dobradas, tubinhos de ferro pintado e latão polido nas alças.