Roberta Banqueri celebra brasilidade com Tupiniquim

Em uma coleção que explora fauna, flora, arquitetura e a sociedade, Roberta Banqueri apresentou a linha Tupiniquim, parceria com a Piu Mobile. Os móveis exaltam a matéria prima nacional e destacam a resistência e a adaptabilidade do povo, com o olhar para o futuro do design e o seu propósito.

 

Cada peça carrega um significado subjetivo, que questiona e apresenta aquilo que é brasilidade. Uma bossa cultural, onde movimentos andam em paralelo, se contrapõem e se complementam em uma antropofagia centenária. São itens ressignificados com toque sensível, com histórias intimamente ligadas a suas referências. O Sofá Abapo, remete ao traço curvo de Tarsila do Amaral, o Sofá Maraã sintetiza o amor da designer pelos Lençóis Maranhenses. A poltrona Limi fala das limitações e também da resistência do brasileiro, que não desiste, e a Cacau transfigura a sensação do prazer do chocolate ao sentar e relaxar.

 

 

Da experiência na arquitetura nasce a flexibilidade das peças, que se movimentam livremente para preencher diferentes espaços. O design também é isso, permitir sensações, convidar ao toque e à mudança. Roberta não acredita em reconhecimento maior, se não o do público sentir cada peça da Tupiniquim. Afinal, Tupiniquim é Brasil.

A linha de móveis já recebeu dois prêmios na 11ª edição do Brasil Design Award, com o sofá Oca e a poltrona Cacau levando o bronze na categoria Design de Produto. As peças da coleção chegam ao mercado gaúcho com exclusividade na Casa de Alessa, na Silva Jardim, 120.