A designer Renata Watson empreendeu muitos anos a criação, o design e a produção gráfica em propaganda e marketing, e a direção de produção e cenografia no cinema de animação. Desde outubro de 2015 dirige a produção e o desenvolvimento no Atelier Watson. Resgatou peças criadas no atelier de seus pais, e vem desenvolvendo novos objetos contemporâneos.
A ilustradora, desenhista de animação e geógrafa Paula Watson, participa de todas as etapas de produção dos artigos Atelier Watson. O corte do couro, sob responsabilidade da Renata, define toda a complexidade do acabamento, ao qual mais se dedica Paula: pintura e polimento enaltecem a tecitura do couro, espátula modela e lixa esculpe.
Manualidades, artesanato e arte, são nomeações de atividades que têm em comum a criação e a elaboração de peças, com aspectos únicos, mesmo quando repetidas, e dotadas de inspirações, técnicas e talentos.
Essas atividades são distintas, respectivamente, pelo uso exclusivo das mãos na confecção desses objetos, pelo uso predominante das mãos e algum ferramental e maquinário na produção desses objetos, e pela expressão da criatividade e do imaginário na elaboração de peças que podem ser materiais ou imateriais.
A palavra manualidades é propositalmente destacada na apresentação da singularidade do Atelier Watson, em função: 1. Do ineditismo contido nos seus objetos ícones, com fechos únicos e modelagem em couro duro, cujo uso das mãos determina a dobradura harmônica dessas espécies de couro; 2. Da notoriedade e reconhecimento do caráter expresso manual nos produtos Atelier Watson, além do artesanal e artístico.
O reconhecimento de uma expressão artística nas peças Atelier Watson, se deve à originalidadedo do desenho, que evidencia o trabalho autoral. Processos e soluções que definem o design das peças, estão vinculados à criatividade, à imaginação e à manualidade, exigindo eventualmente a invenção dos próprios instrumentos e ferramentas, exclusivos na confecção dos objetos.