Mestiça de índio nascida em Ibirataia, esta artista plástica, fundadora da Cores da Terra, capacita artesãos locais para criar primorosos objetos de cerâmica com pigmentação natural cheios de sentido para encantar casas mundo a fora.
Uma colecionadora de experiências. Forjada pela versatilidade do próprio barro que macera diariamente, a arte da qual faz uso para modelar toda espécie de figura, também deu forma à artista plástica Selma Abdon Calheira. Assim ela percebe sua arte como instrumento de desenvolvimento da criatividade e da intuição, .que abriga beleza na simplicidade. Felicidade disfarçada nos detalhes.
Honesta nos materiais, suas esculturas de cerâmica são únicas. Feitas à mão, fascinam nos detalhes minuciosos de transformação do barro. Criações orgânicas, que carregam a expressividade dos elementos da natureza e primam pela excelência na qualidade e exatidão das peças. As técnicas dos processos de criação, modelagem e queima se originam de resgates culturais, como as sabedorias indígenas, e evidenciam a valorização da natureza.