Wabisabi é uma filosofia oriental que foca na beleza do imperfeito e das marcas do tempo sobre os materiais. Na Casa Original, Daniel Wilges traz à CASACOR 2021 um ambiente que nasce na selva, no mato, e reinterpreta materiais rústicos para reforçar a ancestralidade e refletir sobre o novo morar.
Uma das premissas wabisabi é a naturalidade, impressa na escolha de três tons simples que se reptem na paleta dos acabamentos e do mobiliário. O espaço concentra três ambientes em uma sugestão de moradia multidisciplinar para viver, trabalhar e receber.
O resgate da estrutura histórica da sala foi o ponto de partida, recuperando janelas, pé-direito alto e deixando a luz entrar. A materialidade das pedras, palhas e madeiras rústicas sai da natureza pra representar a ancestralidade, a conexão histórica, com interferência altamente manual.
A brasilidade aflora na seleção do mobiliário solto. A mesa de centro Água, de Domingos Tótora, imita grandes pedras e se torna o ponto focal do estar. A cadeira Emi, de Luan Del Savio, evoca a lembrança dos galhos de uma árvore e é esculpida em imbuia natural. Também de Luan, a poltrona Liv configura um confortável recanto de leitura. As mesas laterais de Roberta Banqueri adicionam a fusão entre pedra e metal.
Fotos: Lucas Franck/NMLSS e Cristiano Bauce | Filme: NMLSS