Hoje, a cozinha tem uma função de conexão. Seja reunindo a família em volta da mesa, seja provocando uma viagem pra dentro, de descoberta e contemplação. Isso pode ser dar nas panelas, em bons vinhos e até mesmo na horta. É por isso que o projeto da cozinha Agridoce, da arquiteta Gabriela Ordahy na CASACOR 2021, é dinâmico e multifuncional.
Com a necessidade de cuidado e limpeza, o revestimento porcelanato ganha destaque com sua aparência angelical mas presença forte e durável. O ripado que cobre as paredes é uma versão contemporânea das tradicionais cozinhas gaúchas. A paleta é ousada e se enriquece nos contrastes, daí o nome do espaço.
A parede verde, que também pode ser o recanto dos temperos, organiza um convite à leitura com a poltrona Ava e a luminária Tirante, de Guto Indio da Costa e Andre Ferri. À mesa sentam cinco e a bancada extende o espaço para mais dois, com cadeiras Tom e banquetas Liv de Luan Del Savio. A luminária Adobe, da Wentz Design, cria um sutil ponto de luz que aquece a atmosfera.
A identidade brasileira aflora nos detalhes. Tudo lembra afetividade, familiaridade. Sugere um despretensioso encontro, um lugar esperando que a família chegue e conviva.
Fotos: Lucas Franck/NMLSS e Cristiano Bauce | Filme: NMLSS