A proposta da Sala de Exposição Seiza, do Studio Fernanda Basso para a CASACOR 2021, é meditar sobre os novos tempos na companhia de uma seleta curadoria de arte. A filosofia oriental influenciou a escolha do mobiliário baixo, além da paleta de cores naturais e os materiais que evocam uma filosofia de vida mais simples.
A atmosfera da sala reflete a busca por uma leveza reconfortante em meio a tempos frenéticos, e os poucos materiais e elementos naturais induzem a uma vida mais simples, com mais sentido e com uma maior responsabilidade perante a natureza. A entrada do ambiente, escura e confinada, dá acesso ao espaço amplo e iluminado, representando uma passagem de tempos escuros à uma busca por clareza, espiritualidade e crescimento interior.
Seiza (正座) é um estilo formal japonês de sentar-se sobre os calcanhares, que reflete uma disciplina rígida da época dos samurais. Uma metáfora para ensinar a lidar com os desconfortos e adaptações necessárias no cotidiano com sutileza.
A poltrona Carteiro de Bruno de Carvalho e a luminária Alta do Estúdio Rain adicionam a pitada de design brasileiro contemporâneo, ao lado de peças de décor da Alva Design, Domingos Tótora e Sérgio Mattos.
Fotos: Lucas Franck/NMLSS e Cristiano Bauce | Filme: NMLSS