Já ouviu falar em lykke?

A filosofia dinamarquesa por trás da felicidade conectada ao presente

Nova temporada na Dinamarca, nova palavra pro vocabulário: lykke. Enquanto hygge é quase um estado de espírito – contei um pouco sobre a filosofia por trás da ideia neste post aqui – essa nova  tem uma tradução mais direta, quase equivalente à felicidade.

Mas não se engane achando que é simples. Muito além de reações sorridentes ou descargas de dopamina, lykke também é uma prática, uma intenção. Felicidade, sim, mas como escolha, a partir de uma postura ativa e contemplativa.

Lykke é felicidade compartilhada, construída em comum, e aqui uma curiosidade: companheiro – ou companion em inglês, copañero em espanhol ou compain em francês – tem origem comum na expressão em latim para descrever com quem se divide o pão. É coletivo.

No fim das contas, lykke é muito parecido – e, inclusive, inspirado – na prática de mindfulness, um exercício consciente de presença e pertencimento ao tempo presente. Na publicação O Livro do Lykke, de Meik Wiking, o escritor dinamarquês destaca duas práticas orientais relacionadas à raiz da própria transformação pessoal:

Forest Bathing: no Japão, é comum as pessoas entregarem-se com todos os sentidos a um passeio na floresta. Visão, audição, olfato e tato mergulham nos estímulos da mãe natureza. Um literal “banho de mato”, na versão gaudéria. Detalhe: o celular fica em casa, a lembrança fica guardada na memória.

Brain Brushing: em escolas no Butão, estudantes e professores começam e terminam cada aula com um longo momento de silêncio coletivo, uma prática conjunta de mindfulness, para limpar o cérebro, acalmar o corpo e ampliar o bem-estar. A melhora na performance acadêmica já foi comprovada com o uso recorrente da prática.

Quando, aqui na Alessa, repetimos que a beleza traz paz, são visões e experiências como essas que buscamos difundir. A beleza estética logicamente tem uma influência imensurável no design e, por consequência, no mercado. Mas o conceito vai além. A beleza pode ser uma experiência que, em toda sua individualidade e simplicidade, tem o poder de transformar o agora.

 

Jean Joris

Jornalista, nômade digital e diretor de marketing da Alessa