Alessa na IMM Cologne

A IMM Cologne – The Internacional Interiors Show, apresentou uma prévia do que pode ser esperado na feira que acontece em Milão no próximo mês. Claudete Tavares, diretora da Casa de Alessa, esteve na feira que aconteceu no final de janeiro em Colônia, na Alemanha, e conta os destaques.

Reunindo peças que vão do sóbrio estilo escandinavo a ambientes tecnológicos repletos de cores fortes, a diversidade esteve presente nas narrativas de arquitetos e designers que, uma vez mais, reforçam o caráter democrático e plural da arquitetura de interiores.

Grandes ícones da indústria moveleira internacional expõe suas novidades. Um dos destaques foi a cadeira Panton Chair, relançada pela Vitra em tonalidade ultrassolar. A cadeira, que foi uma peça revolucionária em termos de design e fabricação, foi apresentada pela primeira vez nesta mesma feira, em 1968. Cinquenta anos depois, a Vitra apresentou duas edições limitadas do clássico icônic: o Panton Chrome e o Panton Glow.

 

 

PROJETO DAS HAUS

A cada edição, um arquiteto ou designer é convidado para desenvolver um espaço doméstico numa área de 180m2. A designer tcheca Lucie Koldova foi a estrela deste ano, elevando a presença da luz ao papel de protagonista.

Não é de hoje: trazer luz para os ambientes interfere não apenas no layout final da produção arquitetônica, reforça também o humor, conduz uma experiência sinestésica que amplia a percepção de apreço e valor de toda a organização espacial. A novidade é que nos últimos anos a indústria percebeu este comportamento e trouxe fôlego à tendência, respondendo ao aumento da demanda por peças de iluminação com uma oferta cada vez mais inovadora.

Existe hoje uma separação menor entre cada departamento do segmento decorativo e a iluminação cada vez mais deixa de ser acessório para tornar-se protagonista. Inclusive na intenção de compra.

A feira alemã lançou holofotes, literalmente, no dinamismo que a iluminação traz ao design de interiores e à arquitetura. Materiais dos mais variados, do papelão às resinas exclusivas, estruturam formatos democráticos, ecléticos e aptos a todos os bolsos.

 

PURE TALENTS CONTEST

Em sua décima quinta edição, o prêmio Pure Talents ocorre paralelamente à IMM e busca revelar à comunidade internacional novos designers. É exclusivo para profissionais em formação acadêmica ou com estudos recentemente concluídos, uma forma de fomentar sua relação com o mercado e garantir soluções inovadoras através de protótipos nas áreas de produto, interiores e arquitetura.

O vencedor deste ano foi o jovem designer israelense Yohay Alush, com sua coleção de mobiliário externo “Nocturnal Beasts”. O júri ficou particularmente impressionado com a solidez e distinção das peças na sobreposição com o ambiente a que se destinam. Cada mobília, além de seu objetivo funcional e estético, tem caráter socializador, fomentando a interação das pessoas para, por exemplo, gerar luz ou calor. Trazem, ainda, um sentido lúdico que aguça a imaginação e adiciona uma pitada de fantasia ao espaço.