IMM Cologne 2019: global trends

Onde são encontradas as tendências para o design de interiores do amanhã? Criativos influenciadores de todo mundo apresentam as novidades do segmento na já renomada IMM Cologne, uma feira internacional de arquitetura que acontece anualmente em Colônia, na Alemanha, trazendo inspirações criativas e cheias de vida para marcas e líderes do mercado. Conheça alguns destaques da edição deste ano: 

Overview das tendências

Muitas das peças exibidas parecem familiares: poltronas descoladas e sofás de pés discretos compartilham o espaço com  mesas de apoio ricas em elementos naturais como pedra e ferro. Livros se tornam cada vez mais peças decorativas em uma era de mídia sociais, Kindle e tablets.

O estilo retrô impregna o clássico, o mid-century e até mesmo cultura pop, destacando sua influência de maneira discreta ou muito chamativa numa variedade inteligente e inimaginável de interpretações. 

Outro atributo que chamou atenção foi o uso cada vez mais comum de peças individuais de mobília elevadas ao status de arte, oferecendo um show solo no espetáculo da arquitetura. O antônimo entre cidade e campo, entre espaçoso e compacto, entre pequeno e grande continua cativando o olhar: tudo é modular, tudo é multifuncional. Texturas e padronagens saem dos móveis para conquistar paredes inteiras, impressas em papel, metal ou até mesmo em 3D

 

A paleta de 2019

A já popular paleta de cinzas claros é complementada por tons pastéis, encontrados na natureza. A influência escandinava perde espaço para motivos étnicos que seguem em duas direções: super colorido e dark-elegant. As cores primárias de Mondrian incorporam laranja, verde escuro, amarelo, turquesa, petróleo e até mesmo menta em releituras industriais. Cores quentes casam com tons escuros que se aproximam do amadeirado, além dos queridíssimos metais ouro e bronze.

Materiais para ficar de olho

A madeira é invencível. É sustentável, mas também confortável, saudável e versátil. Pode ser apresentada crua, polida ou em uma série de acabamentos que trazem experiências ao toque e aos olhos.

O metal vem com força no ouro e no bronze, não apenas como complemento de mobílias, como no caso dos pés de um estofado, mas em elementos decorativos que encorpam mesas, luminárias e elementos de parede. 

Vidro é a força que une todos os materiais: sua transparência perpassa todos os demais, acrescentando um banho de brilho e luz. A preferência do couro é em interpretações suaves e foscas. O querido da vez é o veludo em cores sólidas e ousadas, radiando a sensação de calor e maciez.

 

O comportamento moldando a tendência

As fronteiras entre individual e coletivo tem se tornado cada vez mais fluidas. A cozinha, uma vez mais, se torna o centro comum de toda a convivência. Espaços inteligentes de armazenamento se espalham pela sala, quartos e até mesmo banheiro, ocultando do olhar os materiais diários e deixando sobre o holofote peças individuais de design. 

 

Pure Talents 2019

O concurso que premia arquitetos com propostas disruptivas para o segmento moveleiro elegeu como grande vencedora a luminária Baschnja, do arquiteto russo Ilya Huber. Se trata de uma lâmpada portátil dividida em três partes, muito leve com tecnologia de ponta LED. Pode ser dividida em três diferentes peças, cada qual posicionada em um cenário diferente para compôr a cena, ou unida em uma radiante e única fonte de iluminação. Funcional e simples, mas íntegra e completa, perfeita para o estilo de moradia contemporâneo.