High Design 2018

Uma vitrine nacional da produção de arquitetura e design brasileiros: a Casa de Alessa esteve presente na High Design Expo, que aconteceu de 28 a 30 de agosto em São Paulo na programação da SP Design Weekend.

A diretora da marca, Claudete Tavares, listou os cinco destaques que, em breve, estarão no showroom da loja, na Silva Jardim 120.

 

SAN GERMAN 

A fábrica catarinense especializada na produção de mobiliário de alto padrão lançou novidades com designers de renome, como Índio da Costa e Luan del Savio. 

Índio assina a coleção Machina&Manus, que soma as relações humanas do processo criativo à tecnologia de ponta do processo fabril. O design sensual e preciso torna-se replicável através de processos digitais de modelagem e fabricação, esculpindo peças de madeira com excepcional tridimensionalidade e apurada ergonomia. A linguagem autoral é batizada de tacho-orgânica, abrindo espaço para um espécie de cyborguismo material.

As cadeiras Lark e Keef, de Luan, foram as estrelas do estande e expressam a versatilidade e identidade da madeira brasileira na produção de peças contemporâneas de design. 

 

HIGH DESIGN OBJECTS

Um espaço privilegiado da feira protagonizou peças com curadoria de Marco Pulchério e Cecilia Rima, aprofundando a discussão e valorização do artesanato brasileiro no centro da produção criativa. 

 

ARTESANATO + DESIGN

Da fibra da piaçava, na inspiração que exalta o culto à natureza e na palma das mãos dos artesãos de Barcelos nasceu a Coleção Buriti. Imponente palmeira da Amazônia, o buritizeiro enaltece as lendas e as múltiplas benesses em seu codinome de “Árvore da Vida”. Nas feiras de design do mundo todo o trabalho manual é cada vez mais valorizado.

Os objetos de Sérgio Matos, que em breve estarão na Casa de Alessa, buscam a valorização dos recursos naturais e evidenciam as habilidades artesanais das comunidades indígenas e ribeirinhas  do Amazonas, estimulando o aumento de competitividade de forma sustentável e impulsionando os pequenos negócios do setor de artesanato local.

 

ÁREAS EXTERNAS

Fluída, orgânica, sensual: Traço&Trama transforma tubos e tramas em verdadeiras esculturas em forma de mobiliário para área externa. Como reflexo do mercado internacional, a presença do design (e da grande influência da corda náutica, precintas elásticas e matérias primas inovadoras) chegou com força na exposição. O designer Índio da Costa reuniu uma exclusiva curadoria de fornecedores e peças para espaços abertos, com destaque para a Lovato. 

 

ILUMINAÇÃO

Luminárias, literalmente, brilham: assim como na IMM Cologne e a Milan Design Week, abajures, pendentes, arandelas e peças da categoria conquistam cada vez mais apreço e espaço. Com tecnologia e identidade regional, suas formas as convertem em peças de arte que atraem o olhar e contam inspirações de design e autenticidade. Nas imagens, peças em fibra de vidro da curadoria de Marco 500.