Gargalos por Jahara

O projeto nasceu da colaboração do designer carioca Brunno Jahara com a artista brasiliense Patricia Bagniewski, que trabalha uma série de técnicas de vidro.

Eles uniram forças para pensar em novas maneiras de usar garrafas descartadas de vinho para transformá-los em um novo produto, algo que brincasse com a forma das garrafas de forma inovadora. O projeto é produzido em Brasília, onde os dois se conheceram.

As garrafas são primeiramente selecionadas e higienizadas por uma cooperativa de coleta de resíduos, liderada por mulheres em Brasília. O material é levado ao estúdio onde passa por processos de corte, jateamento e polimento em alta temperatura. Uma tala de cobre finaliza o acabamento das junções, assinadas e numeradas a laser.

Gargalos remete ao pescoço de garrafas, onde os cortes são reorganizados pelas curvas em uma nova forma.

Brunno Jahara é designer industrial, estudou na Universidade de Brasília e no Istituto Universittario di Venezia, na Itália, e tem mostrado sua produção ao redor do mundo, com um extenso currículo de exposições e prêmios. Patrícia Bagniewski é Mestra em Vidro pela Joshibi University de Arte e De- sign no Japão, e especializada na Central St Martin’s de Londres.