O viés artístico carregado na obra do Estúdio Rain

O pensamento criativo da dupla passa por questionar o papel que um objeto ou peça de mobiliário têm na interação cotidiana em uma casa.

 

 

Ricardo Innecco e Mariana Ramos, respectivamente arquiteto e designer, fazem questão de ilustrar seu trabalho de uma maneira muito pouco óbvia. “Nossas criações por vezes se afastam da funcionalidade em busca de outros aspectos que são relevantes para nós, como o valor simbólico que uma peça pode possuir”, contam.

No resultado final, o caráter autoral e conceitual aparece em peças nas quais a linha que separa o design e a arte é tênue. “Acreditamos que, assim como a arte contemporânea questiona sua própria definição, seu próprio papel, o design passou a transitar em novos formatos e a se munir de mais significado”, explicam.

 

 

O pensamento criativo da dupla passa por questionar o papel que um objeto ou peça de mobiliário têm na interação cotidiana em uma casa. A cada esboço, a busca consiste em fazer que eles sejam capazes de evocar sentimentos e lembranças, de provocar empatia. Para isso, o processo criativo envolve, quase sempre, muita troca de ideias e referências vindas principalmente do universo artístico e dos livros de história.

Os autores nasceram e estudaram em Brasília, mas foi em São Paulo que fundaram o estúdio em 2015. Sua principal atuação está no desenvolvimento de mobiliário, iluminação e objetos utilitários. Em 2018 a revista britânica Dezeen os escolheu como um dos “cinco estúdios emergentes de design brasileiro para ficar de olho”.  Fonte: Casa e Jardim

 

 

 

 

ABAJUR ORBE

ORBE é uma luminária de luz indireta, desenhada para proporcionar iluminação suave ao ambiente. A peça possui uma estrutura simples, composta pelo mínimo necessário para sua funcionalidade: a caixa frontal abriga a fonte de luz e dá o peso que suporta o conjunto; a chapa em formato cônico tem a função de rebater a luz gradualmente, criando uma nuance de sombra que envolve seu volume; o suporte posterior dá estabilidade à peça e completa sua silhueta. Cada um destes elementos é marcado pelo uso de cores e acabamentos diferentes que buscam ressaltar a constituição precisa da luminária ORBE.

 

MESA LATERAL LEME

O projeto tem como referência o universo náutico, sendo inspirado pelos lemes dos barcos. Os lemes são desenhados para funcionar debaixo d’água, onde tudo é mais leve e, todo movimento, mais fluido. O desenho das mesas parte dessa observação, possuindo linhas orgânicas e leves que contrastam com o peso da pedra. As mesas tem um caráter escultórico que é reforçado pela aparência mineral do material.

 

ABAJUR ARCOS

As luminárias Arco são feitas a partir de uma seção de círculo prolongada que se destaca pela descontinuidade da sua forma. A coleção é composta por luminárias que parecem penetrar as superfícies que tocam, iluminando-as com delicadeza. O foco de luz emoldura a silhueta das peças, destacando o material reluzente. A coleção é formada por uma luminária de mesa e uma arandela que dão continuidade à coleção Correntes.